BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 356 • 19/08/2016


III Congresso do Movimento
Nacional da População de Rua

O deputado estadual André Quintão participou do III Congresso do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), em Belo Horizonte, que reuniu pessoas em situação de rua representando 14 estados de todas as Regiões do País. Na abertura do evento, André destacou a importância do Congresso neste momento que vive o País: “Os retrocessos do governo interino, como as ameaças de redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família, e a atual gestão municipal na capital mineira em relação às pessoas em situação de rua, dão a este encontro um caráter de resistência. Resistência às políticas higienistas em Belo Horizonte e luta pela garantia dos direitos sociais no País”. O deputado afirmou que o Congresso é uma demonstração de força das pessoas que, com todas as dificuldades, organizam-se para lutar pelos seus direitos. O III Congresso encerra-se nesta sexta-feira, com um Ato pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação e Rua e a divulgação de uma Carta.




Governo de Minas recebe
representantes das Escolas
Família Agrícola

Na quarta e quinta-feira (17/08 e 18/08), o Governo de Minas recebeu uma comissão que representam as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) do estado para debater o financiamento das Escolas, a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o início de um grupo de trabalho para ampliar o apoio do Estado às unidades de ensino. A ideia é que esse grupo seja formado por diversas secretarias, que vão trabalhar de forma integrada para ampliar as ações de fortalecimento das EFass no Estado.

No dia seguinte, quinta-feira (18/08), cerca de 500 jovens realizaram um Ato na Cidade Administrativa para dar visibilidade a educação no campo no Estado. Junto com alunos, professores e diretores das escolas, André participou de um aulão onde foi apresentado pelos alunos manifestações culturais de cada região e abordado sobre a importância da educação direcionada para as realidades rurais. “É preciso uma educação que leve em conta a realidade do campo. Minas é muito grande e muito diversa, cada região tem sua especificidade e as Escolas Família Agrícola são importantes instrumentos de qualificação, formação e permanência com qualidade de vida, do jovem no campo” afirmou André.

 

 
 

“Catadores da História” concorre ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O documentário “Catadores da História” foi selecionado para concorrer ao 21º Troféu Câmara Legislativa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece entre 20 e 27 de setembro próximo. O longa foi dirigido por Tânia Quaresma e conta a trajetória dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e a atuação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Também haverá um lançamento popular do filme nas cooperativas do Distrito Federal.

O projeto foi contemplado pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura do Governo de Brasília e inclui fotografia, livro/almanaque, folhetos de cordel e oficinas culturais com filhos de catadores e catadoras de várias regiões brasileiras, com o tema: “Catadores de História: reflexão sobre o 'lixo', consumo e impermanência”. A exposição multimídia acontece no Museu da República, no período e 6 a 30 de setembro. O projeto visa retratar, de forma realista e digna, a vida desses profissionais e mostrar como eles estão fazendo a transição para a nova realidade desenhada pela Lei de Resíduos.

Economia Solidaria tem Oficina de Gestores de Políticas Públicas

O Mandato do deputado André Quintão participa nos próximos dias 25 e 26, em Belo Horizonte, da “Oficina Regional de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária”. A Oficina, que acontece na Escola Sindical 7 de Outubro, no Barreiro, é uma iniciativa da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária em conjunto com a Fundação UNITRABALHO e parceria do Governo de Minas.

Eleições Municipais - O Encontro produzirá uma Pauta Mínima de Compromissos a ser apresentada aos candidatos nas eleições de outubro, para que incluam a promoção da Economia Popular Solidária (EPS) em seu Programa de Governo. Entre os objetivos da Oficina, destacam-se a promoção de processos de intercâmbio que possibilitem o aprimoramento das políticas públicas de EPS e a reflexão sobre a importância do PPA 2015 e da manutenção da capacidade administrativa e orçamentária da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).  A Oficina contará com a participação de representantes da SENAES e da Frente Nacional de Prefeitos e a exposição de experiências bem sucedidas de EPS nos municípios. As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas AQUI.

PT lança cartilha de orientação de candidatos para redes sociais

Cada vez mais as redes sociais ganham importância nas eleições. O brasileiro é líder mundial em tempo gasto nas redes. De acordo com uma pesquisa encomenda pela empresa Shereablee, o brasileiro gasta 60% mais tempo conectado às redes do que a média de outros países. Apenas em Minas Gerais, o Facebook conta com 10 milhões de usuários. A pesquisa ainda revela que o Whatsapp é usado por 58% dos internautas mineiros, se tornando a segunda rede social mais acessa no estado.

Pensando nisso, o Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais lançou uma cartilha para orientar candidatas e candidatos a usarem a internet durante o período eleitoral. O objetivo da publicação é dar um passo a passo de como criar páginas e de como se relacionar com o eleitorado. Para acessar a publicação, clique aqui.

Dilma divulga Mensagem ao Povo Brasileiro e ao Senado

A presidenta eleita Dilma Roussef divulgou nesta quarta-feira, dia 16, uma Mensagem ao Povo Brasileiro e ao Senado Federal, em que destaca a necessidade de fortalecimento da democracia brasileira, evitando um impeachment em crime de responsabilidade. Dilma decidiu que irá pessoalmente ao Senado fazer sua defesa no julgamento, marcado para 31 de agosto.

VIDEO DILMA

 

Frente Ampla de Trabalhadores
do Serviço Público divulga documento sobre 90 dias do Golpe

A Frente Ampla de Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público Pela Democracia divulgou na última semana um documento que traz análises dos efeitos das medidas adotadas pelo Governo interino nos 90 dias completados em 11 de maio em diversas áreas: Comunicação, Cultura, Desenvolvimento agrário, Direito à cidade e à moradia, Direitos humanos, igualdade racial e de gênero, Educação, Meio ambiente, Planejamento, Previdência social, Relações exteriores, Desenvolvimento Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS). O documento traz, também, as principais decisões do Congresso Nacional e a cronologia dos fatos desde o pedido de impeachment da presidenta Dilma em 17 de setembro de 2015.

Clique aqui para ler o Documento na íntegra

Nossa homenagem a
Alvimar da CPT

Faleceu nesta sexta-feira (19/08), em Montes Claros, Alvimar Ribeiro dos Santos, que era uma querida e respeitada liderança sindical e da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), onde atuava desde 1982. Foi coordenador estadual da CPT, um dos fundadores da CPT no Norte de MG, presidente do Sindicato da Construção Civil de Montes Claros e ajudou a fundar diversos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no Norte e Noroeste de Minas nas décadas de 1980 e 1990 e dirigiu a CUT regional do Norte do Estado. Dedicou toda a vida à luta pela democratização da terra e organização dos trabalhadores rurais.
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.