BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 412 • 27/10/2017

Multidões recebem Lula em
Minas de braços abertos

Ex-presidente propõe um Referendo Revogatório para anular
medidas de Temer

Em terras mineiras desde a segunda-feira, dia 23, nas visitas que fez a campus universitários, assentamentos, em atos políticos e culturais, pela educação e pela soberania, nas cidades de Ipatinga, Governador Valadares, em Periquito, Teófilo Otoni, a pequena Catuji, Padre Paraíso, Itaobim, Itinga e Araçuaí, a Caravana Lula pelo Brasil mobiliza, debate, emociona e deixa rastros de esperança por onde passa. “A minha andança por este País é para colocar na cabeça de vocês uma coisa que se chama esperança”, disse Lula à multidão que se aglomerava junto à Ponte de Itinga, no Médio Jequitinhonha, na quarta-feira, dia 25. A Caravana segue por Salinas, Montes Claros, Bocaiúva, Diamantina, Cordisburgo e chega a Belo Horizonte na segunda-feira.

O ex-presidente destacou, em diversas localidades, a importância de ouvir as pessoas, olhar nos olhos, ver os problemas que enfrentam com os cortes do governo golpista nos programas sociais que mudaram o País em 12 anos de governos do PT. E foi enfático: vamos propor um Referendo Revogatório para que a gente adquira do povo brasileiro um mandato para revogar a PEC 95, afirmou, acrescentando a Reforma Trabalhista e as demais medidas de entrega do patrimônio brasileiro.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA CARAVANA




André: Caravana conta a história do nosso legado e prepara a virada

O deputado André Quintão participa de toda a Caravana e ressaltou sua importância para a organização e fortalecimento da resistência aos retrocessos promovidos pelo Governo Temer.

“Nosso presidente Lula já fez muitas caravanas por Minas, mas esta talvez seja a mais importante. Ela tem o objetivo de contar a história do nosso legado. Não será a grande mídia, não serão as elites que vão contar a história de forma distorcida e preconceituosa de um presidente operário que transformou o nosso País”, afirmou, em pronunciamento em Araçuaí, onde mais de 10 mil pessoas recepcionaram Lula na Praça do Mercado.

“Vamos preparar a virada”, concluiu. O Ato Cultural em Araçuaí reuniu expoentes da rica cultura do Vale do Jequitinhonha na noite do terceiro dia da Caravana e na quinta-feira pela manhã Lula visitou o Instituto Tecnológico implantado em seu governo.





Lula e Dilma em Defesa da Soberania

A Caravana começou em Ipatinga, no Vale do Aço, com um grande Ato em Defesa da Soberania Nacional. Uma multidão recebeu Lula, ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff e do governador Fernando Pimentel. Lula disse que fizeram “uma guerra contra a Dilma” para tirá-la do poder e rebateu a entrega do patrimônio brasileiro pelos golpistas: “Quando fui eleito, comecei a pensar que eu não era mais do que ninguém. E nem menos. Fui aos Estados Unidos conversar com o Bush em igualdade de condições", disse e deixou clara sua disposição de voltar a presidir o País:."Vou completar 72 anos, mas estou com corpinho de um jovem de 30 e um tesão de 20 anos para salvar esse país do que eles estão fazendo". A ex-presidenta Dilma foi ovacionada com gritos de “Volta Dilma e “Dilma Senadora”. “Soberania é colocar as riquezas de nosso País a serviço dos 208 milhões de pessoas e não para uma minoria, afirmou, lembrando que o impeachment visava implantar este governo que retira tudo dos trabalhadores e tem benefícios só para os ricos.


No Rio Doce, reflorestamento
e agricultura familiar

A primeira parada, no assentamento do MST, Liberdade, município de Periquito, a 70 km de Ipatinga, foi cheia de simbolismo e emoção. Lula conheceu o viveiro com 150 mil mudas de árvores que serão usadas para recuperar 40 mil nascentes da região devastada. Em seguida, a Caravana foi recebida de braços abertos em Governador Valadares.


Em Teófilo Otoni: “Não há País
soberano sem Educação”

Em toda a sua história, o Brasil criou 45 universidades federais. Nos 12 anos de governo Lula e Dilma foram criadas mais 18 universidades. Eram 148 campus e foram implantados mais 173. Eram 140 Institutos Tecnológicos e foram criados mais 433. Eram cerca de 3 milhões de universitários no Brasil, que chegaram a 8 milhões.

Estes foram alguns dados comparativos citados pelo ex-presidente Lula em Teófilo Otoni, ao falar de sua obcessão por garantir oportunidades de estudo aos jovens, enquanto o Governo golpista, com a PEC 95, reduziu o orçamento da Educação em R$ 18 bilhões. “Sem Educação não há soberania”, afirmou. Lula visitou, com a ex-prefeita Maria José Haueisen, a Universidade (UFVJM) , e à noite participou de um grande Ato pela Educação, na Praça Tiradentes.


A Ponte de Itinga conta história

Em Itinga, no Médio Jequitinhonha, Lula visitou a Ponte sobre o Rio Itinga que liga os dois lados do município, uma das primeiras obras de seu governo e inaugurada por ele em 2004, conforme havia prometido à população. Antes de ser eleito, em visita ao município, quis andar na Bolsa, impressionou-se com o esforço do balseiro e ouviu do povo a importância que teria a ponte. Agora, no carro de som, conversou longamente com Geraldo Vieira, o balseiro, que durante 30 anos fez o percurso. “Eles te demitiram?, perguntou. Não, eu me aposentei, respondeu feliz e completou: o senhor tem que ser presidente de novo.


Debates do PPAG em Belo Horizonte começam nesta segunda

O Plano Plurianual de Ação Governamental 2016-2019 está sendo debatido pela Assembleia Legislativa com a sociedade e será votado até o final do ano, com a Lei Orçamentária de 2018. É o projeto de Lei 4.665/2017, enviado pelo Governador, de revisão anual do PPAG. Já foram realizados debates nas Regiões dos Vales do Aço e Rio Doce (em Governador Valadares) e no Vale do Jequitinhonha (Itaobim).

Agora, a discussão chega a Capital nos dias 30 de outubro, segunda-feira, prosseguindo na terça, dia 31, e entre 6 e 9 de novembro, sempre na Escola do Legislativo (Rua Olegário Maciel, 2161). A população é convidada a participar e fazer sugestões inclusive de alocação de recursos e metas nas diversas áreas – educação, saúde, assistência social, segurança pública, obras, entre outras. Todas as sugestões são analisadas e votadas na Comissão de Participação Popular (CPP), podendo ser transformadas em Propostas de Emendas e votadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e Plenário.

A população pode se inscrever para os debates através do site da ALMG, e escolher entre 17 opções temáticas. Serão formados grupos de trabalho, como Direitos Humanos e Esportes (Dia 30/10), Assistência Social (31/10), entre outros que acontecerão de 6/11 a 9/11).

Clique aqui para ver a Programação Completa e se inscrever

Governo faz Leilão do
Pré-sal nesta sexta

Já com as mudanças na Lei de 2010, que extinguiu a obrigatoriedade de participação mínima da Petrobras, o Governo Temer faz dois leilões nesta sexta-feira com a clara intenção de entregar o Pré-sal às empresas estrangeiras.

Senadores integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, criada por iniciativa do deputado Patrus Ananias, lançaram um manifesto contra os leilões. A Petrobras é a empresa com maior domínio de tecnologia própria para exploração do petróleo, do gás em águas ultra profundas. Perder controle sobre esse recurso, vital para a produção energética e para cadeias produtivas relacionadas, prejudica o desenvolvimento do País.

Clique aqui para ler toda a notícia
 
 


Redação e Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.