BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 413 • 01/11/2017

“Vamos virar o jogo”, afirma Lula para mais de 10 mil pessoas em BH

Diante de uma multidão vibrante e emocionada de mais de 10 mil pessoas na Praça da Estação, em Belo Horizonte, o ex-presidente Lula encerrou na segunda-feira a Caravana de oito dias por mais de 1.700 km nas estradas mineiras. “Vamos virar o jogo e trazer a democracia de volta, fazer com que o povo pobre, a classe média e os pequenos empresários voltem a acreditar neste País”, afirmou Lula. “Espero que os mineiros estejam na frente de batalha pra gente vencer essa briga" completou, no longo discurso em que esbanjou energia e vigor e sintetizou as diversas mensagens que deixou nas 21 cidades visitadas pela Caravana. Defendeu a educação como pilar para o desenvolvimento, contou episódios emblemáticos da história do Brasil, rechaçou os golpistas e a venda do patrimônio brasileiro, reafirmou sua disposição para se candidatar e a proposta de um referendo para revogar as medidas do governo Temer.

O caminho do Golpe - O Ato político e cultural em Belo Horizonte teve a presença da ex-presidenta Dilma, do Governador Fernando Pimentel, do senador Lindbergh Faria, deputados federais e estaduais, vereadores, movimentos sociais e artistas. “Sempre que tivemos democracia nós avançamos. Isto ocorreu em quatro eleições. Derrotados tantas vezes, só restava a eles o caminho que sempre usaram no Brasil, o caminho do golpe”, afirmou Dilma.

Milhões de Lulinhas – Lula destacou que o Brasil demorou quatro séculos para ter sua primeira Universidade, implantada no Rio de Janeiro em 1920, evidenciando o descaso e a perversidade da elite política brasileira em relação à educação do povo, ao fomento da pesquisa e formação de uma Nação soberana. “Não pensem que descobrimos o Pré Sal por sorte, e sim porque investimos pesado em pesquisa", contrapôs, e citou ainda a interiorização das universidades e institutos tecnológicos nos governos do PT.

“Toda vez que a direita resolve usurpar o poder, a primeira coisa que faz é destruir moralmente seus adversários”, disse Lula. Lembrou Getúlio Vargas, Jango e, visitando a história de Minas, destacou Juscelino Kubtschek, como foi perseguido e acusado de corrupção. “Talvez eu seja tão paciente quanto o JK”, disse. Citou também Tiradentes: "Eles mataram a carne mas não mataram os ideais da Independência”, concluiu. O ex-presidente disse que Lula, que incomoda tanta gente, hoje é também uma ideia. “Todos vocês são milhões de lulinhas que querem mudar esse país".




André: Caravana anima todos que lutam por um Brasil melhor

O deputado André Quintão, que acompanhou todo o percurso da Caravana Lula por Minas Gerais, destacou no Plenário o sucesso e a dimensão política desta caravana, em sua opinião, maiores do que todas as outras que o ex-presidente Lula já fez em Minas Gerais. “Nestes oito dias, reunindo-se com pessoas do povo, assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas, jovens, professores, reitores, autoridades locais, Lula ouviu o povo, recebeu o carinho e o reconhecimento pelo legado dos governos do PT, mas ao mesmo tempo, a preocupação com a democracia e com os retrocessos sociais”, resumiu. “Lula conseguiu animar todos que lutam por um Brasil melhor”, afirmou.

A Caravana visitou o Vale do Aço, Rio Doce, Mucuri, Médio E Alto Jequitinhonha, Norte de Minas e Região Central, culminando em Belo Horizonte, após 21 cidades, algumas programadas e outras a pedido de manifestantes nas estradas. “Em todos os recantos de Minas a população manifestou claramente: eleições sem a presença de Lula é fraude”, afirmou.

Visão Parlamentar

Em entrevista à TV Assembleia, o deputado estadual André Quintão analisou os efeitos políticos da caravana Lula Pelo Brasil, que percorreu mais de 20 cidades em Minas Gerais. Assista a entrevista:





Discussões sobre PPAG
começam na ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) iniciou na segunda-feira (30) a Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2017-2019 – Revisão 2018, em Belo Horizonte. No primeiro dia de atividades, realizadas na Escola do legislativo, representantes das áreas governamentais de direitos humanos e esportes fizeram um balanço das execuções em 2017 e previsões para o próximo ano e nos grupos de trabalho os participantes elaboraram suas sugestões. Na terça-feira, foi a vez das áreaas de assistência social, segurança alimentar, trabalho, emprego e renda.

Desde 2003, a Assembleia promove os debates sobre o PPAG por iniciativa da Comissão de Participação Popular (CPP), então presidida pelo deputado André Quintão. Nos debates deste ano, André lembrou exemplos que a incorporação de temáticas novas por meio da participação popular no PPAG já rendeu programas e ações governamentais, como o próprio cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Minas. "Agora, com a ameaça de cortes de 98% dos recursos federais ao SUAS, devemos usar esse momento também para uma reflexão sobre uma área tão importante", registrou o parlamentar.

Garantia de Direitos
O assistente social, Bruno Alves, que participou dos debates na terça-feira, falou sobre como o PPAG pode garantir mais direitos para a comunidade LGBT. “Quanto mais propriedade sobre os instrumentos de orçamento a sociedade civil tiver, mais controle e mais propriedade pra cobrar do Estado nós vamos ter,” afirmou.

CLIQUE AQUI e veja toda a matéria

Desdobramentos
As sugestões colhidas durante a revisão participativa do PPAG serão recebidas pela Comissão de Participação Popular e podem ser transformadas em propostas de ação legislativa (PLEs). Podem ainda dar origem a emendas ao PPAG e ao Orçamento do Estado, a projetos de lei de autoria da própria Comissão ou a pedidos de providências ao poder público.

Definidos esta semana os temas para o Fórum da População de Rua

Em reunião realizada nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa, foram definidos os eixos temáticos do Fórum Técnico, em preparação, para a construção do Plano Estadual de Políticas voltadas à População em Situação de Rua. Os temas prioritários do evento serão: Direitos Humanos e Segurança Pública; Cidadania, Controle, Participação e Mobilização Sociais; Trabalho, Emprego e Geração de Renda; Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional; Habitação, Moradia e Desenvolvimento Urbano; Educação; Saúde; e Cultura, Esportes e Lazer.

O deputado André Quintão é um dos proponentes da realização do Fórum Técnico. A partir de 6 de novembro, a comissão organizadora, que reúne diversas instituições governamentais e não governamentais, vai se dividir em dois grupos, que vão se dedicar à elaboração do conteúdo e da metodologia do evento, que terá encontros em Belo Horizonte e no interior.

Descriminalização das drogas
vai ser debatida na ALMG

Quais os impactos da descriminalização das drogas para uma sociedade? Para traçar as respostas a essa e outras questões, a Assembleia Legislativa recebe especialistas para o Encontro Internacional Descriminalização das Drogas, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Plenário. Iniciativa inédita no Parlamento mineiro, o evento é aberto ao público, e as inscrições, gratuitas e limitadas, vão desta terça-feira (31/10/17) até o dia 16 de novembro.

Veja a programação completa e faça sua inscrição CLIQUE AQUI

 

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Audiência Pública debate cortes
no Orçamento Federal do SUAS

O deputado André Quintão participa, no próximo dia 6 de novembro, em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, de audiência pública sobre o Orçamento Federal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para 2018. A audiência será às 13h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan e reunirá representantes de 21 municípios da região. A iniciativa é da Câmara Técnica da Assistência Social em conjunto com a diretoria regional da Sedese de Passos e a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). Os cortes do governo golpista de Michel Temer atingem 98% do SUAS e colocam em risco programas, serviços e benefrícios concedidos a grande parcela da população.


CARATINGA

MANDATO PRESENTE

O mandato participou nesta sexta-feira, 01, da Conferência de Educação de Minas Gerais com o tema 'A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a Implementação dos Planos de Educação', que aconteceu na Escola Municipal Dona Glorinha Rocha Abelha, no Bairro José Moisés Nacif, em Caratinga, e contou com a presença de educadores, sociedade civil e de vinte cidades da região

 
 


Redação e Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.