BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 416 • 24/11/2017

Lançada a Frente Nacional
Contra a Censura em BH

O lançamento da Frente Nacional Contra Censura (FNCC) em Belo Horizonte reuniu na terça-feira, dia 21, artistas e expressões da produção e dos movimentos culturais de Minas e do País, que lotaram o auditório do Palácio das Artes e em seguida o saguão com apresentações musicais, de poesias e performances culturais. O Palácio das Artes foi alvo de protestos de grupos extremistas nos últimos dois meses contra a exposição “Faça Você mesmo Sua Capela Sistina”, de Pedro Moraleida, que conseguiu se manter aberta até o final previsto, no dia 21, com vigílias e manifestações. A Frente foi articulada, também, em função da tentativa de proibição da peça de teatro “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que também resistiu e se apresentou, e da suspensão da mostra “Queermuseu”, em Porto Alegre.

Participaram também do lançamento os secretários de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, e Municipal de Belo Horizonte, Juca Ferreira, além de parlamentares e vereadores. O deputado André Quintão esteve presente. Pelas redes sociais, diversos artistas, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Benvindo Siqueira e Débora Falabella deixaram suas mensagens de apoio.

“Censura nunca mais!”, referindo-se ao triste período da ditadura militar, foi palavra de ordem repetida por diversos oradores do movimento. O produtor cultural e um dos organizadores da FNCC, Pedro Martins, destacou a reação e iniciativa de Belo Horizonte contra essa investida nacional de censura. “A expectativa é que a população entenda o que nós estamos fazendo, que a arte não é pedofilia”. O secretário municipal e ex-ministro Juca Ferreira destacou: “Acho que Minas dá uma lição para o Brasil, porque só há um jeito de combater a censura, que é lutar pelo direito de expressão”.




Contra o discurso de intolerância que tem servido de base para alguns debates no Parlamento Mineiro, André, que é líder do Bloco Minas Melhor, defendeu na quarta-feira a liberdade de expressão, artística e a diversidade em Minas Gerais e no Brasil. “Cada um tem a sua convicção mas a discussão sobre política pública tem que ser universal. A liberdade de expressão e artística é um direito inalienável”, sustentou. A fala do parlamentar foi em favor à Frente Nacional Contra a Censura (FNCC), lançada na terça-feira (21/11), por artistas, dirigentes e ativistas culturais no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Clique aqui e assista.



Audiência Pública Contra
Privatização dos Bancos

O governo federal está adotando medidas para sucatear a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, a fim de legitimar o discurso de que eles são ineficientes e precisam ser privatizados.Para debater os graves riscos de privatização dos bancos públicos, foi realizada na segunda-feira, (20/11), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, uma audiência pública. São instituições fundamentais para programas como o de financiamento da Agricultura Familiar, microcrédito para pequenos empreendedores, grandes obras de saneamento e de transportes e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), destacaram os participantes, parlamentares, bancários, especialistas e lideranças sindicais. O deputado Andre Quintão e o deputado federal Patrus Ananias participaram da audiência. A audiência pública foi convocada pelo vereador Pedro Patrus.

Para se ter uma ideia, 56% do crédito no Brasil são oferecidos por bancos públicos e a inadimplência é menor do que em bancos privados, segundo o Banco Central. Em Minas Gerais, ainda de acordo com BC, os bancos públicos respondem por 78% das operações de crédito. O número é ainda maior se considerado o crédito imobiliário, como o Minha Casa Minha Vida em Belo Horizonte: 94,6% desse crédito vêm dos bancos públicos.

André convoca audiência para ALMG

Para André, “o país está vivendo em um momento contínuo de golpe, com graves perdas de direitos e do patrimôno público”. André afirmou que é necessário criar e ampliar as frentes de lutas como a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e Frente Nacional Contra Censura. “Precisamos lutar e acreditar que o país vai voltar a crescer de forma saudável para todos, não apenas para a parcela mais rica,” afirmou. Com o intuito de fortalecer o debate, André fez o requerimento para debater o tema na Assembleia Legislativa. Ela vai acontecer segunda-feira (27/11) às 14h, no Auditório SE, a pedido do Sindicato do Bancários de BH e região.

PT lança plataforma “O Brasil e
Minas Gerais que o povo quer”

O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais e a Fundação Perseu Abramo

Lançam, nessa sexta-feira (24/11), às 18h, a plataforma “Minas Gerais e o Brasil que o povo quer”. O objetivo é colher propostas e demandas dos cidadãos para servir de base ao programa de governo do PT para 2018. Em debates, através dos Setoriais, as questões serão aprofundadas. Com esse instrumento, já lançado em nível nacional, a sociedade pode optar, falar e sugerir as diretrizes que são centrais para um novo projeto de nação.

Posse

Além do lançamento, haverá a posse dos secretários, secretárias, coordenadores e coordenadoras dos Setoriais do Diretório Estadual do PT. E, ainda, a entrega dos certificados aos alunos do Curso de Especialização em Gestão Estratégica, da Fundação Perseu Abramo. O lançamento vai acontecer no Ímpar Hotel, na Rua Campos Sales, 664, no Calafate, em Belo Horizonte.

 

Governo facilita acesso ao crédito a micro e pequenas empresas neste fim de ano

Desde a segunda-feira, dia 20, o capital de giro ficou mais barato no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que reduziu, novamente, suas taxas para financiamentos a micro e pequenas empresas. Com taxas a partir 1,48% e prazo de até 48 meses para pagar, o dinheiro poderá ser utilizado para diversas finalidades, como o pagamento de 13° salário, equilíbrio do fluxo de caixa, compra de máquinas e equipamentos, reposição de estoque e expansão do negócio. A taxa anterior era de 1,64%.

Fórum Regional de Caratinga – Território Vale do Aço

O circuito dos Fóruns Regionais de Governo chega na próxima quinta-feira, (30/11), em Caratinga, no Território Vale do Aço. O 15º evento da temporada conta com a previsão da transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade e agendas com prefeitos, representantes das câmaras municipais e da sociedade civil organizada do território.

O evento é aberto ao público e será na escola Escola Estadual Engenheiro Caldas, de 8 às 17 horas. O espaço da escola vai abrigar estandes onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, assim como prestar serviços à sociedade.

Governo do Estado já aposentou mais de 40 mil servidores

O Governo de Minas Gerais ultrapassou a marca de 40 mil aposentadorias nos últimos três anos. Foram publicados nesta quinta-feira (23/11), no Diário Oficial de Minas Gerais, mais 1.203 atos, totalizando 40.498 aposentadorias na atual gestão.

A maior parte destes servidores estava lotada na Secretaria de Estado de Educação (SEE). O passivo de processos de aposentadoria herdados de governos anteriores era um dos problemas mais graves enfrentados pela área de Recursos Humanos.


Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o mandato marcou presença em eventos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, Caratinga, no Leste, e em Montes Claros, no Norte de Minas.

Na cidade de Caratinga o evento contou com mesas de debates e desfile afro da juventude negra. O ato ocorreu na Faculdade Doctum, e além de representantes do mandato, contou com a presença dos alunos do curso de direito e de movimentos sociais.

Em Juiz de Fora, a segunda-feira marcou o fim de uma jornada de 20 dias contra o racismo. No ato final, o assessor do gabinete Matvs Chagas, que foi ministro da Igualdade Racial no governo Lula, falou sobre a importância da luta por igualdade de direitos e racial para cerca de 200 pessoas. Já em Montes Claros, na quarta-feira, ele falou participou de uma audiência pública sobre igualdade racial na Câmara dos Vereadores.

VERMELHO NOVO

No domingo, às 10h, André vai dar uma palestra na cidade de Vermelho Novo, no Leste de Minas. O deputado vai fazer uma análise da conjuntura nacional e abordar o contexto político e da assistência social nos momentos pré e pós golpe. A palestra, que está sendo organizada pelos Leigos e Leigas da Forania de Caratinga, vai acontecer no Poliesportivo, que fica na rua Geraldo Izauro, sem número.

 

Inauguração do Armazém do Campo

No sábado, às 10h30 André participa da inauguração do Armazém do Campo, loja do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, em Belo Horizonte. O evento vai começar com um ato político e vai ter uma programação recheada de atrações culturais que vão durar todo o fim de semana. Veja mais detalhes, clique aqui.

 
 


Redação e Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.