BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 421 • 08/02/2018
 

Começam trabalhos legislativos de 2018 e André é reconduzido à liderança

Os trabalhos legislativos de 2018 tiveram início na quinta-feira, dia 1º, em sessão solene, quando foi lida a mensagem do governador Fernando Pimentel aos parlamentares. Em tom otimista, o governador afirmou que apesar da crise econômica “sem precedentes” do País, e do peso da herança que recebeu dos governos que o antecederam, ele acredita “no que está por vir”. Destacou que houve avanços sobretudo na Educação e Segurança e que com a atração de investimentos a partir de 2015 para Minas Gerais, o Estado foi o segundo que mais gerou empregos no País. Além disso, defendeu a importância do Legislativo na construção de consensos para alavancar o crescimento. “Minas emergirá mais forte do que nunca”, exaltou.

Liderança do Bloco - O deputado André Quintão (PT) foi reconduzido à liderança do Bloco Minas Melhor, que reúne a maioria dos parlamentares e constitui a base do governo Pimentel na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O anúncio aconteceu na quarta-feira, dia 7, no Plenário, após reuniões dos parlamentares durante a semana, quando então foi apresentada a composição de todos os blocos partidários. O “Minas Melhor” permanece como o maior da Casa, com 33 parlamentares. Também foi mantido o deputado do PMDB, Tadeu Martins, como líder da maioria.

Na tarde da quarta-feira, André ocupou a Tribuna, como líder, para apresentar os desafios do ano. Destacou que em 2017 o Legislativo mineiro cumpriu papel importante para que o governo estadual pudesse manter as políticas essenciais. “Não adotamos a cartilha do governo federal, de demissões e paralisações dos serviços, prejudicando a população”, disse. Citou projetos fundamentais aprovados e outros, tanto do executivo quanto de parlamentares, que ficaram para 2018 e devem compor a agenda, referentes a conflitos agrários, criação do Conselho Estadual LGBT, entre outros.

Clique aqui e veja o pronunciamento:

 


Partidos se reúnem e formam Frente Ampla em Defesa da Democracia

Criação da Frente defende o direito do ex-presidente Lula ser candidato

Em reunião que aconteceu na última quarta-feira (7) em Brasília – com a presença de representantes do PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL, de pré-candidatos à presidência da República dessas legendas, de governadores, lideranças de movimentos sociais e personalidades –, ficou acordada a criação da Frente Ampla em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional, para ser lançada ainda em fevereiro deste ano.

A ideia é criar um modelo em que as legendas e lideranças contrárias ao governo golpista possam convergir em um movimento único e mais forte contra a onda de privatizações, a Reforma da Previdência e em defesa do direito do ex-presidente Lula candidatar-se ao pleito de 2018. A alternativa é uma forma de governabilidade que busca a unidade da centro-esquerda em um momento complexo da história política, marcado por retrocessos sociais e cortes de direitos fundamentais. Reunir os partidos de oposição em torno dessas causas e ideais é uma saída para que o país volte a crescer com inclusão social e soberania. Leia mais




Comitês Populares já
são 2 mil no País

Diversos Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato estão sendo criados em todo o País, com papel fundamental na mobilização contra a perseguição que o ex-Presidente tem sofrido do Judiciário e da grande mídia e em defesa do seu direito de ser novamente candidato. De acordo com o PT, já são mais de dois mil em todo o País, instalados com iniciativa e esforços da militância.

Em Minas Gerais, o mandato do deputado André Quintão está presente em comitês criados na Zona da Mata, em Juiz de Fora e Santos Dumont; no vale do Mucuri, em Águas Formosas; e no Oeste de Minas, nas cidades de Formiga e Divinópolis. Novos comitês estão sendo instalados nas regiões Sul, Sudoeste e Norte de Minas. O deputado André Quintão elogiou a iniciativa da militância: “Mais do que uma eleição, o que está em jogo é o sistema democrático construído a partir da Constituinte. A decisão do TRF-4 confirmou o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela mídia, com o claro objetivo de barrar Lula do processo eleitoral e concluir o golpe.

No site do Partido dos Trabalhadores (pt.org.br) é possível encontrar a listagem dos comitês já instalados pelo país.

Clique aqui para saber mais.


 

Governador reage ao corte nas verbas do Metrô de Belo Horizonte

O governador Fernando Pimentel (PT), divulgou pelas redes sociais, na última segunda-feira (5), um vídeo em que defende o pleno funcionamento do metrô e das atividades da CBTU na capital mineira, que está sob ameaça de redução das operações em março e paralisação permanente a partir de junho de 2018.

Após tomar conhecimento do corte de 42% das verbas para o funcionamento do serviço, por parte do Governo Federal, Pimentel prometeu ir a Brasília junto com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), para discutir a situação. “Minas vai reagir. Eu já pedi uma audiência ao presidente Temer. É impraticável esse tipo de atitude com Minas Gerais, nós não vamos aceitar”, garantiu.

 

CARNAVAL COM ALEGRIA

Desejamos a todos um ótimo feriado de Carnaval, com boas energias, respeito e alegria!

Para os foliões, seguem algumas dicas:

A Empresa Mineira de Comunicação (EMC), composta pela Rede Minas e Rádio Inconfidência, lançou uma marchinha para chamar a atenção do público sobre assédio, racismo e LGBTfobia.

Ai que saudades do meu ex! – Bloco de Carnaval de Belo Horizonte, organizado pela militância e juventude do PT, faz referência ao ex-presidente Lula. A concentração é às 10h de segunda-feira, dia 12, na Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza.

Saiba mais: https://goo.gl/5pUXQf

O Bloco da Sexta Valente terá samba no passeio com Heleno Augusto, Dé Lucas & Banda das 18h às 23h! abrindo o Carnaval nesta sexta-feira, dia 9. O Bloco foi formado a partir da “Sexta Valente”, um encontro semanal que acontece no Restaurante do Ano, com debates de questões políticas e culturais.

Saiba mais: https://goo.gl/1PBnmx

 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.