BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 422 • 16/02/2018

Segunda-feira é Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência

Centrais de trabalhadores e movimentos sociais preparam para esta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência – com mobilizações, protestos, greves e ocupações em diversos estados.

Em Belo Horizonte, sindicatos organizam mobilizações descentralizadas pela manhã e um ato conjunto às 16 horas, na Praça Sete. As atividades devem continuar durante a semana em vários pontos da Capital e do interior.

A adesão às paralisações e protestos cresce neste momento considerado crucial para impedir a aprovação da PEC 287/2016, que retira o direito da aposentadoria de milhões de trabalhadoras e trabalhadores. Nesta semana, o tema volta a ser debatido na Câmara e poderá ir à votação se o Governo Temer entender que conseguirá os 308 votos necessários. O “novo” texto, após inúmeras mudanças, mantém distorções, privilégios e torna praticamente impossível obter a “aposentadoria integral”.

Entrevista:

Para falar dos impactos da Reforma da Previdência, a vice-presidente de Assuntos Parlamentares da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (ANFIP) e coordenadora da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, Ilva Maria Franca Lauria, participa do programa Radiografia, da Rádio Inconfidência (AM 880 / FM 100.9 ou inconfidência.mg.gov.br). A transmissão ao vivo acontecerá a partir das 7h da manhã deste sábado (17/02).

 

Fraternidade e Superação da Violência: Juntos pela Cultura da Paz

CNBB alerta que o Brasil tem menos de 3% da população mundial, mas responde por quase 13% dos assassinatos do Planeta

"Não se combate violência com mais violência; não há cultura da paz sem justiça; e não há justiça sem direitos sociais." Esses foram os pontos de partida para a análise sobre os atuais desafios de enfrentamento à violência que o Deputado Estadual André Quintão fez em pronunciamento no Plenário da Assembleia, nesta quinta-feira, dia 15, ao abordar a Campanha da Fraternidade de 2018, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, a tradicional Campanha da Fraternidade, lançada na quarta-feira de cinzas, apontou as formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque aquelas praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres. “Os grupos sociais vulneráveis são as maiores vítimas da violência”, disse o presidente da entidade, cardeal Sérgio da Rocha. “A Igreja sempre tem alertado sobre a perda de direitos sociais. Não podemos admitir que os mais pobres arquem com sacrifícios maiores. Precisamos de políticas públicas para nos ajudar a superar e a assegurar os direitos fundamentais que as pessoas têm”, defendeu o cardeal. A Campanha lembrou, ainda, o número de assassinatos no Brasil, que correspondem a 13% do total no mundo.




Assista na íntegra o pronunciamento do deputado André Quintão


Carnaval Político em BH:
Luta e Resistência

Além da grande festa e alegria que encheram as ruas da capital, o Carnaval de Belo Horizonte em 2018 foi marcado, mais uma vez, pelo forte viés político e de resistência à onda conservadora e de retrocessos no país. O deputado André Quintão falou à Rádio Itatiaia sobre suas impressões deste que já é um dos maiores carnavais do Brasil, com destaque para o protagonismo dos blocos, a auto-organização e a parceria com o poder público. “Belo Horizonte mostra novamente o seu potencial de mobilização e acolhimento. Foi uma festa linda, com diversidade e respeito, que nos encheu de orgulho.”

Mais segurança


Em entrevista coletiva feita nesta quinta-feira, 15, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, apresentou resultados satisfatórios, que mostraram que o aumento do efetivo nas ruas, uso de tecnologia e integração entre as forças de segurança garantiram a diminuição dos índices de criminalidade na maior folia da história de Minas.

Leia a matéria completa: CLIQUE AQUI


Lula em BH
#EmDefesaDaDemocracia

O ex-presidente Lula estará na capital mineira na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro, para um grande ato em defesa da democracia. Lula escolheu Minas Gerais pela afinidade com o Estado que sempre o acolheu de braços abertos, e por acreditar que a região é um exemplo de luta para o País. O evento acontece a partir das 18 horas, no Expominas (Av. Amazonas, 6200), com a presença da militância e daqueles que estão do lado certo da história.

Vamos juntos participar desse momento de união e força, pelo direito de Lula ser candidato! Saiba mais: https://goo.gl/KeFt2n

Ato com Lula em Itatiaiuçu

Lula visitará, ainda na próxima quarta-feira, 21, o Acampamento Maria da Conceição, que fica nas antigas terras de Eike Batista, em Itatiaiuçu. A informação foi dada por João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do MST, em coletiva de imprensa que aconteceu nesta sexta-feira, 16, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A atividade abordará a estratégia da esquerda para a retomada da democracia, o direito do ex-presidente se candidatar às eleições em 2018 e a ameaça à previdência pela reforma proposta por Michel Temer.


Paraíso do Tuiuti é vice-campeã do Carnaval do Rio e Campeã do Povo

A G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti provou, em meio à maior festa popular do País, que Carnaval também é tempo de luta e entrou na Avenida este ano para lembrar aos brasileiros a sua origem, mostrando a essência do povo com suas dores e amores. Em um belo desfile, que trouxe a história da escravidão e da abolição no Brasil, do racismo, da opressão, da manipulação midiática e manifestações pelo impeachment, com críticas duras à reforma trabalhista, ao neoliberalismo e ao presidente Temer, a escola mostrou ao mundo e denunciou o Golpe, os retrocessos e os problemas sociais crônicos do Brasil. “Não sou escravo de nenhum senhor”, diz o samba, no enredo que pergunta “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”.

A Tuiuti foi a vice-campeã do carnaval carioca e primeira colocada no coração dos brasileiros, ficando com o título de “Campeã do Povo”. Nesse sábado, 17/02, acontecerá na Marquês de Sapucaí o desfile das campeãs, com o ato Ocupa Sambódromo: Desfile da Campeã do Povo; saiba mais: https://goo.gl/sjeS7a

 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.