23 de setembro de 2016
NOTÍCIAS

Mobilização contra o corte de direitos ocupa as ruas de BH

Milhares de pessoas ocuparam o Centro de Belo Horizonte na manhã de quinta-feira, em mobilização contra a retirada de direitos sociais e trabalhistas pelo Governo Temer, unindo trabalhadores da Saúde, Educação, Assistência Social, bancários, estudantes e movimentos sociais . Os atos aconteceram em 23 estados e no Distrito Federal. Em Belo Horizonte, a concentração começou às 9 horas da manhã e por volta de 11 horas uma marcha pacífica seguiu até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com gritos de “Fora Temer” e cartazes contra as reformas propostas.

 

PEC 241 congela investimentos

 
Na Assembleia Legislativa, foi realizada uma audiência pública sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe um teto para os investimentos nas áreas sociais por 20 anos, que passariam a ser reajustados estritamente pelo índice da inflação. A medida revoga, inclusive, as vinculações orçamentárias constitucionais estabelecidas para os gastos com a Saúde e a Educação nos municípios, estados e União, representando um corte brutal nos investimentos.

 
O deputado federal Patrus Ananias, que integra a Comissão de Constituição e Justiça que analisou a PEC no Congresso Nacional, participou da audiência e foi categórico: “A PEC é um crime de lesa-pátria”, afirmou. Segundo Patrus, se aprovada, a PEC 241 desmonta a Saúde, Educação e também a Assistência Social e programas como o Bolsa Família, o BPC , a política de segurança alimentar e nutricional, além de “congelar”a pesquisa e a tecnologia. O deputado criticou também setores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal pelo que chamou de perseguição ao PT e à esquerda brasileira.. A mobilização lotou o saguão da Assembleia Legislativa. A presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, chamou para a greve em outubro: “Convocamos servidoras e servidores públicos municipais, estaduais e federais para paralisar as atividades no dia 5 de outubro e iremos a Brasília para barrar este projeto. Continuar nas ruas é nossa única opção.”, afirmou.

 
CLIQUE AQUI para ler o artigo do deputado federal
Patrus Ananias, publicado no jornal O Globo

Últimas Notícias