André fala sobre conjuntura mineira em Ciclo de Debates do Sinttel
Na última quinta-feira, André Quintão esteve presente no 1º Ciclo de Debates sobre o Movimento Sindical e a nova conjuntura política em Belo Horizonte diante as eleições municipais, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), na Escola Sindical, Barreiro. Na mesa para falar sobre Conjuntura Política – o Papel das Esquerdas nas Eleições Municipais e pelo Brasil, André palestrou com a deputada federal Jô Morais e o coordenador do Sinttel, Fernando Cançado. O deputado falou sobre conjuntura mineira, destacando como o cenário político dos últimos dez anos é essencial para o entendimento do que está ocorrendo atualmente, observando o papel fundamental do movimento sindical e como a crise econômica de 2008 reverberou na economia do Estado e quais foram suas principais consequências.
“Graças à luta do movimento sindical, o país avançou em políticas trabalhistas, econômicas, em direitos sociais. Essa intervenção nunca pode cessar porque o trabalho e as lutas dos sindicalistas são fundamentais para fortalecer não só os direitos e as condições adequadas de trabalho, como a democracia em nosso Estado”, disse André.
André destacou a construção, no início de 2003, de um projeto político conservador para Minas Gerais, fortalecido com a eleição de Aécio Neves para o governo. Esse projeto significou uma série de ações negativas como o tratamento desrespeitoso aos sindicalistas; o crescimento da dívida do Estado e a crescente incapacidade do atual governo para geri-la; o enfraquecimento da democracia, a falta de criatividade para inovar a economia mineira, ainda extremamente calcada no mercado de commodities, frente à crise mundial de 2008. Da ausência de projetos e ações efetivos do governo de Minas Gerais, que tem se apropriado de vários projetos efetivados pelos governos Lula e Dilma.
Finalmente, André destacou como todas essas ações desse projeto político iniciado por Aécio Neves encontrarão um embate com o processo eleitoral em Belo Horizonte, quando haverá uma forte polarização entre o PT e o PSDB. “A cada dia fica mais claro, que esta eleição na capital não é mais uma ou qualquer uma. Será uma disputa acirrada que irá confrontar projetos políticos e mostrar à população as propostas de cada força para a capital, o Estado e o país”.
|