BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO N° 242 • 27/07/2012..
 

 

André fala sobre conjuntura mineira em Ciclo de Debates do Sinttel


Na última quinta-feira, André Quintão esteve presente no 1º Ciclo de Debates sobre o Movimento Sindical e a nova conjuntura política em Belo Horizonte diante as eleições municipais, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), na Escola Sindical, Barreiro. Na mesa para falar sobre Conjuntura Política – o Papel das Esquerdas nas Eleições Municipais e pelo Brasil, André palestrou com a deputada federal Jô Morais e o coordenador do Sinttel, Fernando Cançado. O deputado falou sobre conjuntura mineira, destacando como o cenário político dos últimos dez anos é essencial para o entendimento do que está ocorrendo atualmente, observando o papel fundamental do movimento sindical e como a crise econômica de 2008 reverberou na economia do Estado e quais foram suas principais consequências. 

“Graças à luta do movimento sindical, o país avançou em políticas trabalhistas, econômicas, em direitos sociais. Essa intervenção nunca pode cessar porque o trabalho e as lutas dos sindicalistas são fundamentais para fortalecer não só os direitos e as condições adequadas de trabalho, como a democracia em nosso Estado”, disse André.

André destacou a construção, no início de 2003, de um projeto político conservador para Minas Gerais, fortalecido com a eleição de Aécio Neves para o governo. Esse projeto significou uma série de ações negativas como o tratamento desrespeitoso aos sindicalistas; o crescimento da dívida do Estado e a crescente incapacidade do atual governo para geri-la; o enfraquecimento da democracia,   a falta de criatividade para inovar a economia mineira, ainda extremamente calcada no mercado de commodities, frente à crise mundial de 2008. Da ausência de projetos e ações efetivos do governo de Minas Gerais, que tem se apropriado de vários projetos efetivados pelos governos Lula e Dilma. 

Finalmente, André destacou como todas essas ações desse projeto político iniciado por Aécio Neves encontrarão um embate com o processo eleitoral em Belo Horizonte, quando haverá uma forte polarização entre o PT e o PSDB. “A cada dia fica mais claro, que esta eleição na capital não é mais uma ou qualquer uma. Será uma disputa acirrada que irá confrontar projetos políticos e mostrar à população as propostas de cada força para a capital, o Estado e o país”. 

 

 

Municípios mineiros têm até 17 de agosto para  propor construção de CRAS, Creas e Centro POP

Cidades de Minas Gerais e de todo o país têm até 17 de agosto para apresentar propostas destinadas à construção de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua (Centro Pop). Essa expansão da rede de equipamentos públicos faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e têm como principal objetivo fortalecer as estratégias de acesso da população a serviços, pela ampliação das redes básica e especial da assistência social.

Para atendimento aos municípios e esclarecimento de dúvidas, o MDS coloca à disposição os endereços eletrônicos protecaosocialespecial@mds.gov.br (para Creas e Centro POP) e protecaosocialbasica@mds.gov.br (para Cras). 

 

 

Brasil cria mais de 1 milhão de empregos neste primeiro semestre

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicaram que o Brasil criou 1.047.914 novos postos de trabalhos formais no primeiro semestre deste ano. Nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,08% no nível de emprego, com o acréscimo de 1.527.299 postos de trabalho, e, no período de janeiro de 2011 a junho de 2012, o crescimento foi de 8,54%, representando um aumento de 3.064.257 vagas.

PAC 2 já investiu R$ 211
bilhões em obras pelo país


O governo federal divulgou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já investiu 211 bilhões de reais em obras pelo país. O resultado é que no primeiro semestre deste ano, 29,8% das ações previstas para o PAC 2 até 2014 já estão finalizadas. O resultado é 84% superior ao restrado no mesmo período de 2011, ano em que o programa foi lançado.

 

 
 
   
 
 


Edição:
Cândida Canêdo | Programação Visual: Anderson Rodrigo |Fotos: ALMG

 
 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email newsletter@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.