BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO N° 286 • 01/08/2013..

Proteção ambiental, Participação Popular e Mobilidade Urbana terão destaque no Legislativo

André propõe grupo de trabalho para agilizar tramitação de projetos  de proteção ambiental

Na reabertura dos trabalhos do Plenário neste segundo semestre, o deputado André Quintão ocupou a Tribuna na quinta-feira, dia 1º, para fazer um balanço das principais atividades previstas. Em agosto, o deputado citou a Plenária Final do Parlamento Jovem, que deverá acontecer no dia 23, quando serão aprovadas pelos participantes as propostas deste ano, que teve como tema central "Cidades Sustentáveis - Desafios para as Novas Gerações", debatido em 18 cidades mineiras, para serem apreciadas pela Comissão de Participação Popular. Já no final do mês, haverá o Ciclo de Debates “10 anos da Comissão de Participação Popular”.

Para André, um dos temas de destaque no Legislativo neste segundo semestre será o Código Florestal de Minas, que definirá parâmetros no Estado que compatibilizem o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental. Ele defendeu a agilização, também, da tramitação dos projetos de lei que tratam da proteção ambiental e se arrastam nas comissões: “Já propus a criação de um grupo de trabalho específico para que, neste segundo semestre, aprovássemos medidas mais duradouras de ocupação, exploração e preservação da área do Vetor Sul, do Sinclinal Moeda, que vai de Belo Horizonte à região de Congonhas”, afirmou.

Revisão do PPAG

Outros temas citados pelo deputado foram a Mobilidade Urbana, cujo Seminário tem etapa final agora, e o Projeto de lei que cria o Fundo Estadual do Idoso. Como relator do projeto, André pretende uma tramitação ágil.

André informou, ainda, que as Comissões Permanentes realizarão em setembro audiências de monitoramento do orçamento, antecedendo a revisão anual do PPAG.“Será o momento de fazermos uma análise fria, substantiva e qualificada dos projetos estruturadores e daqueles projetos que ainda possam ser acelerados e aprimorados no ano de 2013”. As audiências de revisão do PPAG, regionalizadas, acontecerão em final de outubro e novembro. André citou, também, que na área da Política de Assistência Social, as Conferências Municipais que estão sendo realizadas agora,  até o dia 9 de agosto, e a Conferência Estadual, em outubro, definem pleitos para os planos plurianuais dos municípios e o PPAG. Ele destacou que o Governo Federal já anunciou aumento de 30% nos recursos para os Municípios destinados às ações de Proteção Básica “Temos que fazer esse debate também aqui, na Assembleia”, afirmou.

 

 

Assembleia recebe trabalhos
sobre participação popular

Comissão de Participação Popular comemora 10 anos com Ciclo de Debates nos dias 29 e 30

Para a realização do Ciclo de Debates que vai celebrar os 10 anos de funcionamento da Comissão de Participação Popular, a  Assembleia Legislativa inovou:  ela  está recebendo, até o dia 9 de agosto, trabalhos acadêmicos no formato “Pôster” que tenham como tema a participação popular no Poder Legislativo. Os selecionados serão apresentados durante o evento, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Plenário, reunindo especialistas nacionais e internacionais.

Somente serão aceitas propostas que apresentem resultado parcial ou final e que estejam de acordo com as regras disponíveis no site Ciclo de Debates 10 anos da Comissão de Participação Popular.  A seleção das propostas será feita pela Comissão Científica do evento, que irá analisar a pertinência ao tema, a consistência teórica e metodológica e a qualidade do texto. Cada trabalho pode ser encaminhado para o e-mail escola@almg.gov.br ou por meio de formulário.

Experiências nacionais e internacionais

O Ciclo de Debates 10 anos da Comissão de Participação Popular contará com exposições sobre experiências nacionais e internacionais de participação popular no Legislativo, a experiência do Ciclo Orçamentário e o Parlamento Jovem de Minas. Entre os palestrantes estão Eleonora Schettini Martins Cunha e Edite Cunha, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Yves Sintomer, da Université de Paris 8 – França; Rildo Cosson, do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados; Regina de Paula Medeiros – Organizadora vinculada a PUC Minas; e Alexandre Eustáquio Teixeira - Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas.

Para o deputado André Quintão, que ajudou a criar a CPP , em 2003, e a preside, o Ciclo de Debates será uma oportunidade importante de reflexão e intercâmbio para se avaliar os avanços conquistados na Assembleia de Minas, as dificuldades e os desafios a serem superados para o contínuo crescimento da participação popular e aperfeiçoamento democrático.

Inscrições – As inscrições para participar do Ciclo de Debates serão abertas no próximo dia 7  e podem ser feitas pelo telefone (31) 2108-7800 ou pelo endereço eletrônicocac@almg.gov.br.

 

Sancionada Lei da UEMG
para absorver fundações

A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) vai  incorporar as fundações de ensino a ela associadas, devendo tornar-se, ao final do processo, a terceira maior do Estado, com a oferta de 112 cursos, atendendo um total de 15 mil alunos.  A Lei 20.807/2013, aprovada pela Assembleia Legislativa em julho, já foi sancionada pelo governador e publicada no último sábado (27/7/13) no Diário Oficial.

A partir do decreto de absorção, o ensino será público e gratuito, sem prejuízo da ordem de absorção das fundações. A legislação detalha o processo de absorção, cujos procedimentos são idênticos para todas, mas deverão ocorrer em momentos distintos para cada entidade, dada a complexidade do processo. Todas têm, a partir da publicação da lei, o prazo de até 60 dias para enviar a documentação. A Lei assegura, também, que a UEMG facultará, no prazo definido em regulamento, a renegociação dos débitos para habilitação à matrícula dos alunos que têm pendência financeira com a fundação.  Quanto aos funcionários, permanecerão nos cargos de forma provisória até a realização de concurso.

O deputado André Quintão considerou positiva a conclusão desse longo processo, esperando que a partir da absorção, Minas Gerais invista no aprimoramento do ensino superior gratuito. Passarão por esse processo seis fundações educacionais:  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; Fundação de Ensino Superior de Divinópolis; Fundação de Ensino Superior de Passos; Fundação Cultural de Campanha da Princesa, Fundação de Ensino Superior do Vale do Jequitinhonha, de Diamantina e Fundação Educacional de Ituiutaba.

 

Sindicato faz 50 anos

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, comemora 50 anos de fundação e lutas pelos direitos da categoria este ano. No próximo dia 3º de agosto, haverá a cerimônia de abertura das comemorações, às 14 horas, no Poliesportivo Jazon Francisco de Assis. O Mandato estará presente, representado pela assessora Maria do Carmo Silva, ex-prefeita municipal de Araçuaí e por Marlon Barbosa de Virgem da Lapa.

 
 

Conferências de Assistência Social

No próximo dia 9 de agosto, encerra-se a etapa municipal das Conferências de Assistência Social em 2013, preparatórias para a Conferência Estadual, que acontece em outubro, em Belo Horizonte, e a Nacional em dezembro, em Brasília, com o tema “A Gestão e o financiamento para a efetivação do SUAS”. O deputado André Quintão ainda participa esta semana de várias conferências municipais.

Caratinga – André fará palestra sobre o tema central na Conferência de Caratinga, às 10h nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, no Centro Universitário de Caratinga (Unec).

Imbé de Minas – Ainda na sexta-feira, o deputado segue para Imbé de Minas, onde será palestrante da Conferência às 14h, na Escola Núcleo Rural Glicéria Gomes Peixoto, no Bairro Boa Esperança.

Timóteo – À noite, André participará também da Conferência de Timóteo, às 19h, no CEC, antigo Colégio Monsenhor Rafael, à  Av. Monsenhor Rafael, 4 –Timirim.

Ubá – A cidade de Ubá, na Zona da Mata, realiza sua Conferência de Assistência Social no dia 7 de agosto, próxima quarta-feira, na Câmara Municipal, O deputado André Quintão participa da abertura do evento, às 9h.

Itaguara e Barão do Monte Alto – No dia 9 de agosto, o deputado André Quintão fará palestra na Conferência de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e depois segue para Barão de Monte Alto na Zona da Mata.

 

 
 
 
   
 
 


Edição:
Cândida Canêdo | Programação Visual: Anderson Rodrigo |Fotos: ALMG

 
 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email newsletter@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.